É comum que as pessoas, ao longo da vida, tenham sonhos e ideais. São elas que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal.
Desde o ensino médio que penso em meios de educar, facilitando ao máximo a aprendizagem dos professores e educandos. Partindo deste principio minha real ideia é, através das redes sociais formar as pessoas de uma maneira prazerosa. Existem as mais variadas ferramentas, que de acordo com as atividades propostas podem ser usadas e apresentadas à todos. Na verdade até cheguei a pensar em fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação utilizando esse tema.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão em todos os lugares, elas de certo modo são ferramentas que podem nos auxiliar em todos os âmbitos de nossas vidas, portanto, porque não utiliza-las de forma concreta no dia a dia da educação. Todavia, sabemos que a utilização das TICs em salas de aula já estão fluindo gradativamente a cada dia.
A ideia central deste sonho é a utilização das redes sociais como forma de aprendizagem educacional. Como por exemplo, grupos de Facebook para discussão online, resumo em poucas palavras a aula anterior no twitter, blogs com poste das atividades de cada aula, troca de material em PDF via e-mail e varias outras formas. A cada aula o aperfeiçoamento daquele instrumento iria ficando mais claro. Buscando que seu uso se torne de maneira prática, lúdica, dinâmica e prazerosa.
Finalizo e evidencio que existem barreiras para essa prática ocorrer cotidianamente na educação, mais se olharmos para a historia da educação e do mundo em geral, veremos que a evolução, o novo, a descoberta, sempre trouxe consigo um ar de incerteza à muitas pessoas. Neste sentido, a formação continuada dos profissionais e interesses dos mesmo é ponto chave para tal desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário